O Jornal Folha de Boa Vista de 13/08/09, publicou na Coluna Parabólica que o Deputado Jalser Renier disse, em plenário: “...Ainda em seu discurso, Jalser Renier disse que não entende a atuação da Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR) e mais: classificou a instituição como “cabide de emprego” que “ leva o nada a lugar nenhum ...” No dia 14, publicou que os Dep. Laia e Chicão ¨... partiram para o ataque e fizeram várias denúncias contra a UNIVIRR...¨ Como Diretor da UNIVIRR, tenho o dever de zelar pela Instituição e seus 128 servidores distribuídos na capital e nos demais 14 municípios, além do meu nome como Gestor Público. É necessário esclarecer ao Dep. Jalser que a UNIVIRR surgiu, não do nada, mas de um projeto do Governo Estadual e da Lei 525/06, aprovada pela Assembleia, como Unidade Desconcentrada vinculada à SECD, e que tive a honra de, juntamente com outros profissionais ilustres, pensar o formato desta Instituição. Depois de pensada e criada por Lei, aí sim, do nada iniciamos o grande desafio de implantar e dirigir até hoje, com a missão de garantir a Educação a Distância em todos os níveis e modalidades de ensino. Hoje, do nada, a UNIVIRR está em todos os municípios de Roraima, levando, através da tecnologia, a esperança, a informação, a comunicação e o conhecimento, garantindo de forma concreta e séria a oportunidade aqueles cidadãos que sempre estiveram à mercê dos discursos. Para cumprir sua missão institucional, a UNIVIRR instalou e mantém, com recursos do Estado, 15 Centros Multimídia na sede dos municípios, equipados com sinal de vídeoconferência; instalou através do ProInfo, e operacionaliza 180 Laboratórios de Informática nas escolas estaduais; está em fase final de instalação de 111 antenas do GESAC com internet banda larga via satélite nas escolas de Ensino Médio, desde a Comunidade do Caju, extremo Norte, a Santa Maria do Boiaçu, ao Sul, disponibilizando de forma gratuita, em média, 3 mil pontos de internet à comunidade escolar; credenciou 15 Polos de Educação a Distância pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil, por onde realizam-se 11 Cursos de Graduação e 3 Cursos de Especialização na modalidade EaD em todo o Estado, atendendo a mais de 2500 estudantes de nível superior com educação gratuita e de qualidade pela UnB, UFSC, IFPA e UFRR ; Já capacitou mais de 30 mil pessoas em informática no Estado; 11 mil beneficiados pelo Pré-vestibular presencial e mediado por tecnologia; a UNIVIRR coordenou a produção do Documentário – DOCTV IV promovido pelo MinC e o Governo do Estado; mantém o seu Site Institucional com mais de um milhão de acessos; entre outros projetos como Governo Interativo, Cinema Popular, Interatividade em Gestão, Libras, Espanhol, Matemática Intensiva e UNIVIRR Presente. Isso tudo só é possível graças ao suor, a competência e o trabalho de profissionais sérios e honrados, além da participação de uma dezena de instituições públicas parceiras.
A UNIVIRR é um dos projetos do Governo Estadual de relevância social sem precedentes na história de Roraima, em termos de EaD e Inclusão Digital. Vale destacar a ousadia do Governador por acreditar que é possível quebrar velhos paradigmas de difícil compreensão para algumas pessoas, com uma política pública que já beneficiou diretamente mais de 50 mil pessoas neste curto espaço de tempo. Esta é uma política de inclusão social moderna e eficiente que beneficia, não apenas o jovem, mas as pessoas de todas as idades. Esclarecemos aos Dep. Laia e Chicão, citados no Jornal, que a UNIVIRR não trabalha com obras, sequer tem rubrica para tal e, com relação à aplicação de recursos do Estado, pelos quais respondo, é prestada contas ao TCE como manda a Lei e que até hoje não há nenhum protocolo de solicitação de qualquer informação feita à UNIVIRR.
Coloco-me a inteira disposição da Assembleia para uma apresentação das ações da UNIVIRR, o que esclarecerá muitas dúvidas a respeito desse trabalho que está ligando Roraima e as pessoas ao mundo, através da Educação a Distância mediada pela tecnologia.
Adejalmo Moreira Abadi - Diretor da UNIVIRR
Nenhum comentário:
Postar um comentário